
A natureza as vezes nos reserva espetáculos, mas na grande maioria das vezes estamos ocupados demais para assistir...
Ontem a noite, cheguei da faculdade, olhei pro céu e vi que ele estava limpo e muito estrelado, peguei meu violão, sentei na cadeira e fiquei olhando para o céu. Um pouco mais tarde fomos tomar terere, sentamos nas cadeiras la fora, olhando para o céu e discutimos sobre o universo. Quando menos esperávamos, vimos um risco vermelho no céu que em um instante desapareceu, havíamos acabado de ver um meteorito que entrou na atmosfera da terra. Durante a noite observamos vários outros meteoritos, uns duradouros e outros passaram e desapareceram em uma fração de segundo. Foi um verdadeiro espetáculo!
Meteoritos geralmente são pouco frequentes, são pequenos fragmentos que se desprendem de cometas ou de outros corpos celestes que se chocaram. Esses fragmentos entram na atmosfera da terra muito, muito, mais muito rápidas, sua velocidade deixa uma corrida de formula 1 parecendo uma corrida de lesmas. Com uma velocidade insana de mais de 200.000 quilômetros por hora, os meteoritos entram na atmosfera da terra e com o atrito com o ar se desintegram gerando um intenso raio de luz. Quanto mais duradouro o raio de luz, maior é o meteorito, alguns não se desintegram totalmente e caem na superfície da terra. Imagine só se você visse uma "pedrinha" do tamanho de uma ervilha caindo no chão a uma velocidade imensa, bem na sua frente! Eu acho que me borraria todo...
Nessa época do ano somos presenteados por esse espetáculo acontecendo muito frequentemente, isso se deve a passagem da terra pelo rastro do cometa Swift-Tuttle. Os cometas passam deixando fragmentos pelo seu rastro, o cometa Swift-Tuttle completa sua órbita a cada 130 anos; poder observa-lo da terra é um evento mais raro que a passagem do cometa Halley, que completa sua órbita a cada 76 anos.
Nesse período do anos (próximo do meio do ano) a terra passa pelo rastro do cometa Swift-Tuttle, passa no meio de várias partículas que se desprenderam do cometa, muitas dessas partículas podem ser até menores que um grão de areia! Nas noites dessa época podemos observar muitas vezes vários meteoritos em uma só noite. Esses meteoritos (que também recebem o nome de "Perseidas") são mais facilmente observadas em noites de céu limpo com apenas a luz das estrelas, sem a luz da lua (como na noite de ontem).
Já havia visto algumas poucas vezes meteoritos cortando o céu, mas ontem me chamou a atenção porque vimos vários em uma só noite! Eu acho isso simplesmente surpreendente, gostaria de ver algum dia alguns meteoritos maiores, quem sabe, contanto que caiam bem longe de mim, acho que mesmo assim ficaria bem assustado...
Heder Loose
Assistam esse vídeo, ele mostra alguns meteoritos perseidas que entraram na atmosfera da terra no ano passado...
Nenhum comentário:
Postar um comentário